Fontes Eólicas No Sudeste-MG
PD09344-1703
Critérios científicos e métodos para dimensionamento de parques eólicos em regiões de atmosfera tropical e modelamento dos impactos sistêmicos da inserção de fontes eólicas na região Sudeste do Brasil.
Objetivo
Desenvolver critérios e metodologias necessárias para a inserção da fonte eólica no cenário energético da região Sudeste do país, considerando as características específicas dos ventos tropicais e intertropicais e os impactos dos sinais locacionais na seleção da conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A se considerar ainda a identificação e precificação dos benefícios associados à proximidade da geração ao centro de carga em detrimento de custos inerentes à implantação destes parques nas regiões Nordeste e Sul.
Resultado
Adaptar ao clima do Brasil os modelos computacionais utilizados para o desenvolvimento de parques eólicos e permitir um ajuste dos parâmetros empregados nos modelos matemáticos de dimensionamento da expansão da oferta de energia. O intuito é proporcionar melhores resultados técnicos para os projetos e para o sistema elétrico e, consequentemente, otimizar os impactos ambientais ocasionados pela necessidade de ampliação e reforço do sistema para o escoamento da energia elétrica.
Duração
- Etapa 1 (PD 1703) 60 meses a partir de dezembro de 2017.
- Etapa 2 (PD 2303) 12 meses a partir de abril de 2023.
Categoria e tema
Pesquisa Aplicada. Atende, principalmente, ao tema Fontes Alternativas.
Executor
Horizonte Energias Renováveis (HER) e Instituto de Energia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Energia).
Custo estimado
- Etapa 1 (PD 1703) cerca de R$ 11,05 milhões após reajustes e aditivos.
- Etapa 2 (PD 2303) cerca de R$ 2,5 milhões após reajustes e aditivos.
Ações em 2023
Em janeiro de 2023 iniciou-se a campanha de medição remota com a instalação do equipamento com tecnologia“Lidar”- Light Detection and Ranging nos sites localizados ao norte do estado de Minas Gerais. O dispositivo de medição remota foi reposicionado ao menos duas vezes durante o ano corrente com o objetivo de validar as medições das torres meteorológicas tradicionais instaladas nos sites e confirmar os cálculos de extrapolação vertical da velocidade do vento do projeto. A campanha de medição e coleta dos dados de vento se encerrará em fevereiro de 2024. Foram realizados os cálculos de hibridização do projeto, adicionando a geração de energia elétrica por fonte solar. Também, foi realizado um workshop com a presença de representantes da ANEEL, ONS e CHESF, apresentando os principais resultados do projeto. Por fim, foram finalizados os relatórios de consolidação dos resultados de cada etapa e iniciada a produção do relatório final de conclusão do projeto de pesquisa, cuja conclusão está prevista para o final do primeiro semestre de 2024, após a finalização dos estudos de sensoriamento remoto.
Projetos
Caso você queira falar sobre PDI ou tem alguma proposta, envie um e-mail para: comiteinovacao@aliancaenergia.com.br
Notícias Sobre PDI
Confira as
atualizações do
Programa de P...
A Aliança Energia, visando dar publicidade dos recursos investidos nos projetos integrantes do Programa de …
Confira as
atualizações do
Programa de P...
A Aliança Energia, visando dar publicidade dos recursos investidos nos projetos integrantes do Programa de …
Confira as
atualizações do
Programa de P...
A Aliança Energia, visando dar publicidade dos recursos investidos nos projetos integrantes do Programa de …
Projeto de Pesquisa
e Desenvolvimento
P&...
A aprovação e publicação da dissertação de mestrado sobre questões sociais da hibridização de usinas …