O projeto social da Aliança Energia em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, realizado em escolas municipais localizadas na área de influência do Complexo Eólico Santo Inácio, em Icapuí, já trouxe reflexos muito positivos nos indicadores educacionais do ano letivo 2022.
De 2018 a 2021 essa parceria com o BNDES possibilitou a Aliança realizar um investimento social voluntário no valor de R$ 1,73 milhão em duas escolas e três creches municipais da região, contemplando:
- Reformas para melhoria da segurança e acessibilidade;
- Climatização de 28 salas para melhoria do conforto e produtividade do ensino;
- Implantação de 2 plantas fotovoltaicas para autonomia energética do projeto.
De acordo com os indicadores de qualidade da educação de Icapuí, o município teve um aumento no número geral de aprovados, passando de 84,1% em 2018 para uma taxa de aprovação de 94,2% em 2022. Outro dado relevante é o indicador de abandono que caiu de 2,5% para 0,7%. Segundo o secretário de Educação de Icapuí, Diumberto de Freitas Cruz, a melhoria nos indicadores tem relação direta com a climatização e reforma das salas de aulas da Escola Maria Edilce Barbosa e Escola Prof. Carlota Tavares. “Com o clima agradável nas salas os alunos têm mais concentração, bem-estar e luminosidade apropriada para uso da lousa digital”, ressaltou Diumberto.
Segundo o diretor da Escola Maria Edilce Barbosa, Joaquim Marques de Oliveira Neto, antes da climatização das salas e da cobertura da quadra, era impossível a utilização desses espaços em determinadas horas do dia, por conta do calor. “Hoje, receber os alunos com a escola mais bonita e climatizada, proporcionando mais conforto e segurança é algo maravilhoso. A educação precisa de investimento para que realmente esses alunos possam crescer e ser o verdadeiro futuro da nossa nação”, concluiu Joaquim.
Mais de 1.000 alunos do ensino infantil e fundamental foram beneficiados com as ações de melhorias.
“É nosso compromisso com o desenvolvimento local identificar as necessidades das comunidades do entorno dos empreendimentos da Aliança Energia para idealizar, desenvolver e realizar projetos que são adequados a realidade de cada uma delas. Depois de fazermos um diagnóstico destas escolas e dos indicadores educacionais de Icapuí, vimos que esse projeto, desenvolvido junto ao BNDES e Secretaria Municipal de Educação, tinha potencial para oferecer uma estrutura que apoiasse o município na redução da evasão escolar e melhoria destes indicadores. Estamos felizes com os resultados obtidos tão rapidamente e certos de que eles não seriam alcançados se não fosse a participação e comprometimento dos diretores, professores e alunos, que hoje podem usufruir de um ambiente escolar melhor, mais atrativo, tranquilo, concentrado e favorável ao aprendizado”, informou Marcelo Werly de Souza, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança.
Com esse e outros projetos, a empresa segue com a missão de gerar e comercializar energia criando valor, prosperidade e qualidade de vida.