No dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os desafios ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, que antes eram considerados inesgotáveis.
A Aliança Energia, reitera constantemente seu compromisso com o meio ambiente comprometendo a proteger a biodiversidade, prevenir a poluição e mitigar quaisquer impactos adversos de suas operações.
Esse ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe “acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. Sob o slogan “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração. A restauração bem-sucedida da terra requer o envolvimento de todas as gerações, combinando conhecimento, motivação e ambição.
A Empresa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam construir uma agenda positiva para o planeta em termos sociais, econômicos e ambientais.
O gerente de Meio Ambiente e Fundiário da Aliança, Leonardo Barreiros, reforça o compromisso da companhia com o meio ambiente e a sustentabilidade das operações. “A sustentabilidade está no DNA da Aliança, como um dos nossos valores. A cada ano, a preocupação e o cuidado com o meio ambiente são retratados através das diversas ações e programas ambientais voltados para mitigar impactos e promover a melhoria do desempenho ambiental dos empreendimentos. Cabe ainda destacar o trabalho de educação e conscientização ambiental desenvolvido junto as comunidades onde atuamos”.
Durante todo o ano, uma variedade de atividades é realizada na Companhia para promover esse propósito.
Impactos na Biodiversidade e Preservação Ambiental
A avaliação dos impactos ambientais ocorre durante o processo de licenciamento ambiental. Especialistas conduzem estudos específicos para analisar os impactos nas fases de planejamento, implementação, operação e desativação de um empreendimento.
Impactos na operação
Durante as operações, diversos programas ambientais são desenvolvidos pelos empreendimentos com o objetivo de mitigar os impactos nessa fase. Esses impactos estão relacionados aprisionamento de peixes, colisões de aves e morcegos com as pás dos aerogeradores, emissão de ruídos, descarte de resíduos e lançamento de efluentes.
Reflorestamento e recuperação de áreas degradadas
O reflorestamento realizado pela Aliança tem como objetivo proteger o solo e os recursos hídricos, conservar espécies vegetais e animais e manter a diversidade genética nas áreas de influência dos reservatórios.
Resíduos
A gestão dos resíduos segue o que está estabelecido no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, detalhando as diretrizes para a segregação, armazenamento, transporte e destinação final corretos dos resíduos.
Água
Na geração de energia hidrelétrica, a água é usada de maneira não consultiva, ou seja, todo o volume de água que passa pelas turbinas é devolvido ao curso d’água sem alteração em sua qualidade e/ou quantidade.
Energia
No desenvolvimento de suas operações, a Aliança consome energia na forma de combustível e eletricidade.
Para mais detalhes, consulte o Relatório Anual clicando aqui.