Com base no princípio “Integridade é inegociável,” a Aliança Energia tem se destacado por meio da promoção de workshops de compliance, que buscam reforçar a transparência e a ética nas comunidades ao redor dos seus complexos eólicos e hidrelétricos. Recentemente, esses treinamentos ocorreram em municípios de nossa área de influência direta, capacitando líderes comunitários e empreendedores. As facilitadoras Renata Guimarães Rocha e Flávia Gabriela Souza dos Reis, da Gerência de Compliance da Aliança, orientaram os participantes sobre ética, transparência, integridade, códigos de conduta, direitos humanos, valores e normas de compliance.
Em Acauã (RN), na Paróquia São Francisco, de Lagoa Nova, no dia 17 de outubro, as seguintes associações participaram do treinamento: Associação Baixa do Sítio, Assentamento Barro Branco, Assentamento Acauã, Associação do Sítio São Francisco, Assentamento Santana, Associação dos Quilombolas da Macambira, Associação Imperatriz, Associação Cultural Maestro Romildo Batista dos Santos, Associação de Músicos e Artistas Laurentinenses, Associação Desportiva Santanense e Conselhos da Criança e Conselhos do Idoso.


André Lobato, da Associação Cultural Maestro Romildo Batista dos Santos, de Santana do Matos, ressaltou a importância do workshop para a organização das associações. Ele destacou que, antes de um projeto, “é importante que a associação esteja regularizada, siga padrões corretos e mantenha a ética. Uma diretoria bem estruturada reflete o futuro do projeto e garante a credibilidade necessária para atender aos requisitos sociais e de transparência que a Aliança valoriza. Momentos como esse fortalecem as práticas das associações, ajudando a melhorar a organização e o preparo para receber projetos e pessoas.”
Aldeiro Lopes, da Associação Sociocultural São Francisco de Assis, de Lagoa Nova, relatou que o workshop promovido pela Aliança foi uma experiência fantástica. Ele destacou que “o evento ajudou a orientar as associações na captação de recursos para fortalecer projetos no município. Segundo ele, momentos como esse são importantes para encorajar a busca por melhorias nos projetos.”
No dia 15 de outubro, na Biblioteca Dona Carminha, na comunidade Peixe Gordo, em Icapuí (CE), 37 pessoas da comunidade participaram do treinamento. O evento contou com a presença das associações: Associação de Gravier I e II, Associação Córrego do Sal, Associação Peixe Gordo, Associação Melancias de Cima, Associação Ibicuitaba, Orquestra de Sopros de Icapuí, Associação Canoa Veloz, Associação de Taekwondo e Conselhos da Criança e Conselhos do Idoso.
“Foi a primeira vez que reunimos em um encontro todas as associações para falar sobre compliance. Essa foi uma oportunidade para eles conhecerem e pensarem na criação de um regimento interno, na importância do trabalho de compliance, além de fortalecer ainda mais o relacionamento com as comunidades,” disse Maria Socorro Costa Rodrigues, analista de relacionamento com a comunidade.


No dia 20 de setembro, no auditório do CEA Funil (MG), as lideranças das associações Doceiras, Cooperfunil, Associação Mundo Cênico, Associação das Meninas Cantoras de Lavras, Associação Desportiva São José, Operário Esporte Clube, Esporte Clube Nova Lavras e Conselhos da Criança e Conselhos do Idoso receberam orientações sobre ética e direitos humanos.


Como resultado prático, a Associação de Fomento Artístico e Cultural Mundo Cênico de Perdões finalizou seu código de conduta, sendo um exemplo do impacto positivo da capacitação.
Bruno Costa, presidente da Associação, destacou:
“Inspirados pela capacitação, finalizamos a criação do nosso Código de Conduta. Sabemos que com o tempo iremos aperfeiçoá-lo para garantir que ele reflita nossos padrões éticos da melhor forma possível. Agradecemos mais uma vez por impulsionarem nosso crescimento.”
No dia 3 de setembro, Aimorés (MG) também realizou esta capacitação. Associações locais, como Associação de Equoterapia Anjos que Montam, Associação Lira Guanduense, ASBAM, AMAI e Conselhos da Criança e Conselhos do Idoso estiveram presentes e destacaram a relevância do evento.


Esses workshops evidenciam nosso compromisso em fortalecer as relações com as comunidades, promovendo a integridade e transparência em nossas parcerias. Essa iniciativa também está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 “Paz, justiça e instituições eficazes” e 17 “Parcerias e meios de implementação” da ONU, reforçando o desenvolvimento de instituições eficazes.
