Aliança Energia reforça gestão de riscos como pilar estratégico em workshop com lideranças

Capa Nova Intranet (5)

Em um cenário de crescente complexidade no setor elétrico, a Aliança Energia vem fortalecendo sua gestão de riscos como elemento central da governança e da sustentabilidade dos negócios. Na quarta-feira, 20 de maio, a Aliança Energia realizou o II Workshop de Gestão de Riscos no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. O encontro marcou o início do Ciclo Anual de atualização da Matriz de Riscos da companhia e reuniu lideranças da Aliança e especialistas do mercado.

A abertura do II Workshop de Gestão de Riscos foi conduzida pelos diretores da Aliança Energia, Carlos Pavanelli e Paulo Cruz, juntamente com o gerente de riscos e compliance da companhia, Frederick Teixeira.

O evento contou ainda com palestras que abordam o cenário do setor, como “Tendências e riscos emergentes no setor de energia”, ministrada por Rafaele Nicolotti e Pedro Lopes, diretores da Alvarez & Marsal, ampliando o olhar da companhia sobre desafios estruturais da indústria de energia.

Um dos eixos centrais do encontro foi a discussão sobre gestão tempestiva de riscos, com foco em responsabilidades e capacidade de resposta organizacional em uma mesa redonda, conduzida por Frederick Teixeira e que reuniu Cristiane Schaefer, consultora em gestão de riscos, e Daniel Lança, Diretor de Conformidade, Ouvidoria e DPO da GASMIG.

Durante a discussão, destacou-se a importância de fortalecer a responsabilização e o protagonismo das lideranças, com ênfase na definição clara de papéis e responsabilidades e na agilidade na resposta aos riscos, além de dar visibilidade aos riscos, mesmo quando tragam desconforto, ressaltando que a transparência é essencial para uma gestão de riscos eficaz.

Na mesa redonda, Frederick Teixeira reforçou que, na gestão de riscos, “o dono do risco é o gestor responsável por acompanhar, controlar e responder por determinado risco dentro da organização. A Aliança Energia acredita que o desenvolvimento contínuo da prática de gestão de riscos pode gerar benefícios relevantes para seus negócios, e e o dono do risco possui um papel fundamental nessa evolução.”

O workshop também promoveu dinâmicas colaborativas voltadas à identificação de riscos e ao desenvolvimento da cultura de gestão de riscos na organização. Os participantes puderam trocar experiências e aplicar conceitos teóricos em atividades práticas, como a identificação de novos riscos não contemplados na matriz e análises críticas sobre a aglutinação ou segregação dos riscos já existentes.

Após as dinâmicas, Sandro Magno, Gerente de Usinas Hidrelétricas da Aliança, que realizou uma palestra sobre riscos de processos, aprofundando a discussão e trazendo exemplos práticos da área operacional, destacou: “o evento de hoje foi muito importante para que a Aliança avance na curva de maturidade de gestão de riscos. Na atividade que nós realizamos pudemos aprender muitas coisas e observar vários aspectos de riscos que a gente não tinha observado antes.”

Thales de Oliveira Santos, Coordenador de Riscos e Controles Internos, também reforçou a relevância das atividades práticas ao afirmar: “ao realizar as dinâmicas, os participantes colocam em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o workshop e contribuem para melhoria dos processos de identificação, avaliação, acompanhamento e mitigação dos riscos sob sua responsabilidade.”

O II Workshop de Gestão de Riscos consolidou-se como um espaço de aprendizado e construção conjunta, evidenciando a dedicação da Aliança Energia à evolução contínua da gestão de riscos e ao avanço da maturidade organizacional.

Assista ao vídeo a seguir e confira um pouquinho como foi esse workshop!

Últimas Notícias

Estamos avançando na descoberta de talentos e queremos aumentar a representatividade das mulheres, de PCDs …

Nos dias 13 e 14 de maio, foi realizado na UHE Risoleta Neves o treinamento …

No dia 06 de abril, a Aliança reuniu produtores e criadores de gado da região …

O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta sexta-feira, 22 de maio, é um convite para …