Aliança reforça a importância de celebrar a Dia Mundial da Água

Capa dia mundial da água

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial da Água, uma data que marca um importante ponto de reflexão sobre os recursos hídricos. Este dia serve como um lembrete da importância da água para a existência da vida em nosso planeta, ressaltando a urgência em cuidar de nossas fontes hídricas para garantir nossa sobrevivência.

Em 2024, o tema escolhido para o Dia Mundial da Água é “A Água nos Une, o Clima nos Move”, uma iniciativa promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Este tema foi cuidadosamente selecionado devido à sua relevância frente aos desafios enfrentados pela humanidade em relação às mudanças climáticas, que afetam diretamente a disponibilidade de água e impactam especialmente os grupos mais vulneráveis.

Ações desenvolvidas nas unidades da Aliança

UHE Funil

O tema foi integrado nas discussões diárias. Realizando reflexão sobre a temática do Dia Mundial da Água com os colaboradores, destacando a importância de celebrar a água e debater as mudanças climáticas.

Renata Mercês, analista de Relacionamento com a Comunidade, ressalta a importância desta data: “O tema escolhido para 2024 – “A Água nos Une, o Clima nos Move” traz uma relevância indiscutível, portanto, na usina de Funil fizemos um momento reflexivo sobre a água com ênfase nas condições climáticas, ressaltando a necessidade de cuidar melhor no nosso planeta percebendo sua fragilidade com as altas temperaturas e pancadas de chuvas, fenômenos naturais propícios pela proliferação de mosquito Aedes aegypti causador da dengue e Chikungunya.”

O tema foi trabalhado com funcionários e visitantes da escola municipal Umbelina Azevedo Avellar de Lavras.

UHE Aimorés

Durante as comemorações do Dia Mundial da Água, foram organizadas diversas atividades educativas com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância desse recurso. Entre essas atividades, destacam-se visitas guiadas e discussões com estudantes no Parque Botânico, onde foram abordadas as diferentes etapas do tratamento de água. Além disso, foi apresentado um vídeo informativo produzido pela Aliança Energia na Estação de Tratamento de Água do SAAE de Baixo Guandu, Espírito Santo, que ilustrou de forma detalhada o processo de tratamento da água na região.

Uma ênfase especial foi dada ao conceito do “gasto de água invisível” associado à produção de diversos produtos e serviços do nosso cotidiano. Muitas vezes, não estamos cientes da quantidade significativa de água necessária para a fabricação de itens que consumimos regularmente.

Para Tatiana, analista de Relacionamento com a Comunidade, o Dia Mundial da Água representa muito mais do que uma simples data comemorativa. “É uma oportunidade para ressaltar a importância desse recurso nos dias de hoje, uma ocasião única de evidenciar como a água é essencial para o equilíbrio e a sustentabilidade do nosso planeta”. Essas atividades contribuem significativamente para promover a conscientização e a educação ambiental, incentivando ações individuais e coletivas para proteger e preservar esse recurso necessário para a vida.

Projeto Eólico Acauã

A integração e o engajamento estão sendo trabalhados em diversas ações, como a realização de atividades educativas em escolas locais e a aplicação de dinâmicas sobre o Dia da Água durante reuniões gerais de colaboradores. Promovido ainda o plantio de mudas nativas no município de Lagoa Nova, onde está localizado nosso Projeto Eólico Acauã, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Conforme destaca Joseane Debortoli, coordenadora de Responsabilidade Social e Inovação, “as atividades realizadas neste dia representam uma oportunidade de refletirmos sobre a relevância deste recurso para nossa vida, principalmente em uma região como aqui, onde a água é tão escassa. O tema trabalhado este ano indica a importância da união de todos nós frente aos desafios da mudança e preservação desse recurso.”

Abordar o Dia Mundial da Água, se faz necessário buscando soluções mais eficazes para a preservação dos recursos hídricos e a proteção da vida terrestre. Este compromisso está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 – Vida Terrestre, que tem como base proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, incluindo a conservação e recuperação de ecossistemas de água doce.

A Aliança acredita que, juntos, podemos fazer a diferença na preservação da água. Unindo esforços e trabalhando em prol de um futuro sustentável para todos, onde a água seja valorizada, protegida e acessível a todos.

Últimas Notícias

No dia 14 de maio, o Parque Botânico celebra seus 15 anos de existência. Localizado …

O processo seletivo é para prestador de serviço e acontecerá internamente e externamente de acordo …

Em 2024, o projeto da Polícia Mirim ganhou impulso, expandindo seu alcance e o número …

A Aliança Energia segue em um caminho de transformação para se tornar uma empresa mais …