Alinhada ao seu valor de colocar a vida sempre em primeiro lugar e priorizando a segurança de seus colaboradores, a Aliança informa que, mais uma vez, alcançou um importante resultado: zero acidentes com afastamento em 2025.
Esse marco em saúde e segurança reflete o engajamento de todos, a força de sua cultura preventiva e o cuidado mútuo no ambiente de trabalho. Demonstrando que a segurança não se limita ao cumprimento de normas e procedimentos, mas é um de seus valores fundamentais, colocando a vida como prioridade em todas as atividades.
A seguir, a comparação gráfica das taxas TRIFR e LTIFR das usinas em operação.

TRIFR – Taxa Total de Frequência de Acidentes Registráveis: é o número total de lesões registráveis por 1 milhão de horas, ou seja, número de acidentes x 1.000.000 / Homem Hora Trabalhada.
LTIFR – Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento: é o número de mortes e lesões por tempo perdido por 1 milhão de horas, ou seja, número de dias perdidos e debitados x 1.000.000 / Homem Hora Trabalhada.
Em 2025, a Aliança alcançou seu melhor resultado histórico em saúde e segurança, com zero acidentes com afastamento. Destaque especial para o tempo sem acidentes, algumas usinas somam quase duas décadas sem ocorrências, um marco relevante para o setor de energia. Esse resultado evidencia o compromisso contínuo da empresa com a segurança e a excelência operacional.

As usinas próprias e os consórcios seguem demonstrando excelência na gestão de saúde e segurança. Abaixo, o quadro atualizado de Tempo sem Acidentes com Afastamento.
Para celebrar esse resultado e compartilhar aprendizados, o coordenador da UHE Aimorés, Adilison Melo, fala sobre a importância desse resultado para a operação da usina, além de compartilhar sua visão sobre segurança e boas práticas no dia a dia.
“Manter zero acidentes é uma busca permanente em nossas operações. Em 2025, essa marca se mostra especialmente importante, pois o número de pessoas aumentou muito em relação ao quantitativo regular da usina, em função da modernização da Unidade Geradora nº 3 da UHE Aimorés. Integrar essa força de trabalho ao nosso ambiente de forma produtiva e segura exigiu habilidade e um esforço adicional de todo o time. Nos sentimos orgulhosos por sustentar esse resultado e comprometidos com a manutenção de um ambiente seguro para todos.”
A Aliança acredita que manter o foco na prevenção, no cuidado com as pessoas e no aperfeiçoamento constante é importante para que esse marco seja sustentado e para que siga avançando rumo a um futuro com zero acidentes, sempre colocando a vida dos seus colaboradores em primeiro lugar.

