A Associação de Mulheres Artesãs de Itueta – AMAI/Vila Neitzel e a Associação de Catadores Unidos de Resplendor – Ascaures – receberam, em 17 de maço, o certificado de conclusão do processo de incubação do Programa de Geração de Renda da Aliança. Isso significa que os dois Negócios Sociais localizados no Leste de Minas Gerais, onde a empresa opera a Usina de Aimorés, estão aptos a exercerem suas atividades nos respectivos segmentos de atuação, de forma sustentável e independente.
Para graduarem, os Negócios Sociais são avaliados conforme os indicadores financeiro e de processo previstos no Programa. “Depois que já foram realizados todos os investimentos necessários e quando percebemos que eles já têm um faturamento estável e que o giro produtivo está funcionando, com processos de compras, produção, vendas e financeiro equilibrados, consideramos que os negócios já conseguem seguir sozinhos”, explica Joseane Viola, Analista de Relacionamento com Comunidades da Aliança. É nesse estágio que são entregues os certificados de conclusão da incubação, marcando a graduação do grupo.
“O Programa de Geração de Renda da Aliança foi muito importante pra gente aqui da Ascaures. Chegou depois da construção do galpão e da doação dos equipamentos, repassando recursos e realizando capacitações. Como qualquer empresa, em qualquer lugar, a gente tem algumas dificuldades e a Aliança ajudou muito a gente até agora, nos preparando para conseguirmos levar nosso negócio daqui para frente e fazer nossa reciclagem direitinho, porque isso aqui é uma renda, tira muita gente do desemprego, ajuda muita gente a tratar das famílias. Se Deus quiser, a gente só vai crescer, mais e mais, com tudo o que a Aliança ensinou pra gente.”
Jociley Martin de Souza, presidente da Ascaures
“Nunca imaginei que com a costura eu fosse aprender tanto. Fizemos todos os cursos e aprendemos muito. Essa parceria chegou para nós em um momento muito bom e pudemos trabalhar direto, esse tempo todo, e ajudar na família. Conseguimos nos desenvolver e dar mais chance para outras pessoas da nossa comunidade. Daqui para frente, estaremos cada dia melhores, com todo o aprendizado que tivemos nesse período do Programa, de 2017 a 2021. Agradeço a Aliança, em nome das costureiras, por toda essa ajuda às grôut fruver – traduzido do pomerano, grandes mulheres – da Vila Neitzel.”
Álida Teches Campine, coordenadora de produção da Amai Vila Neitzel
O Programa de Geração de Renda existe desde 2016 e tem o objetivo de apoiar microempreendedores nas localidades onde a Aliança atua. Isso é realizado por meio da incubação dos grupos, envolvendo atividades de incentivo, de acordo com o tipo e a necessidade do negócio. A seguir, exemplos de iniciativas previstas no processo de incubação:
- Sensibilização e capacitação técnica, com orientações sobre giro produtivo, marketing, precificação, cooperativismo
- Elaboração do Plano de Negócios
- Formalização e serviço contábil
- Reforma e melhoria da área de produção
- Aquisição de equipamentos e matéria prima
- Construção da identidade visual
- Prospecção de mercado
- Reuniões conjuntas para fortalecimento da rede de empreendedores