Aliança Energia transforma educação ambiental em experiências práticas para estudantes de Rio Doce

Capa Educação Ambiental RN

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Aliança Energia promoveu, ao longo do mês, uma série de ações de educação ambiental com estudantes da rede pública de Rio Doce, município vizinho à UHE Risoleta Neves (MG). Realizadas em parceria com as escolas locais e a empresa Cidadão da Mata, as atividades abordaram temas como conservação da biodiversidade, uso consciente dos recursos naturais, destinação adequada de resíduos e cuidado com o meio ambiente.

Com uma programação diversificada, as iniciativas aproximaram os estudantes da realidade ambiental do município por meio de atividades lúdicas e práticas que estimularam a participação e a troca de conhecimentos.

No dia 1º de junho, a equipe esteve na Escola Municipal Coronel João José com 92 alunos do 1º ao 5º ano para uma atividade sobre Meio Ambiente, Biodiversidade e o Dia do Aurita. Durante o encontro, foram trabalhados a importância da preservação ambiental e o valor do Aurita, espécie reconhecida como patrimônio da biodiversidade dos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Os estudantes participaram de rodas de conversa e de um dominó temático com imagens de animais e plantas da região, ampliando seus conhecimentos sobre as espécies nativas, seus habitats e a importância da conservação da fauna e da flora local.

Já no dia 8 de junho, 90 alunos do 6º ao 8º ano da Escola Estadual Maria Amélia participaram de uma atividade no Espaço Cidadão da Mata. A ação abordou a coleta e a destinação correta dos resíduos por meio do “Jogo dos Sete Erros – Ache os Erros”. De forma interativa, os estudantes identificaram situações de descarte inadequado, refletiram sobre seus impactos e discutiram práticas sustentáveis que podem ser adotadas no cotidiano.

No dia 9 de junho, foi a vez de 24 alunos da Escola Municipal Coronel João José, com idades entre 8 e 9 anos, participarem da atividade “Pequenos Guardiões da Floresta”, também realizada no Espaço Cidadão da Mata.

A experiência envolveu a produção de mudas em embalagens reutilizadas de leite Tetra Pak, incentivando o reaproveitamento de materiais. Os estudantes prepararam o substrato, plantaram sementes, participaram do plantio de espécies nativas, conhecendo a importância da recuperação da vegetação local.

Encerrando a programação, no dia 18 de junho, foi realizada uma atividade no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Lucília Lobo Pereira Martins, de Rio Doce, para cerca de 60 crianças de 1 a 4 anos. Com uma abordagem adequada à faixa etária, foram trabalhados temas como Meio Ambiente, plantio de Ipê e Dia do Aurita.

As crianças participaram de um teatro de fantoches com o personagem Aurita, apresentado pela equipe da empresa Cidadão da Mata, e de uma roda de conversa com músicas e atividades que estimularam o cuidado com a natureza desde os primeiros anos de vida.

Você sabia?

O Aurita, também conhecido como sagui-da-serra-escuro, é um pequeno primata nativo da Mata Atlântica. Ele possui pelos escuros, rosto mais claro, pequenos tufos brancos nas orelhas e uma faixa de tonalidade amarronzada no topo da cabeça. A espécie vive em áreas de floresta e está ameaçada de extinção.

Para a coordenadora pedagógica do CMEI, Thaís Carneiro Carvalho, a parceria contribui para o aprendizado das crianças por meio de experiências práticas e relacionadas ao cotidiano.

“A parceria promoveu aprendizagens sobre o cuidado com a natureza e despertou o interesse das crianças.”

Iany Albergaria, analista de Relacionamento com a Comunidade da Aliança Energia que acompanhou as atividades, também ressaltou a importância das ações para a formação dos estudantes.

“Foi gratificante acompanhar o envolvimento dos estudantes e incentivar atitudes sustentáveis.”

As iniciativas da Aliança Energia estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade e o ODS 15 – Vida Terrestre.

Com essas ações, a Aliança Energia aproxima os estudantes da natureza, mostrando, de forma prática e participativa, a importância de cuidar do meio ambiente. A expectativa é que os aprendizados vivenciados durante as atividades façam parte do dia a dia dos alunos e inspirem atitudes mais sustentáveis.

Últimas Notícias

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e alinhada …

Confira a Oportunidade Técnico em elétrica, eletrônico, automação industrial ou mecatrônica. Requisitos Desejável Rotina e …

No mês de maio, a Aliança Energia iniciou na UFV Sol do Cerrado, em Jaíba …

No dia 13 de junho, a Aliança Energia realizou mais uma edição da Campanha Limpeza …