Usina Fotovoltaica Sol do Cerrado
Julho de 2023
766 MWp
Módulos Solares
1,5 milhão
Área Instalada
1.280 ha
800 mil habitantes
Localizada no Norte de Minas Gerais, a Usina Fotovoltaica Sol do Cerrado é um dos maiores parques solares da América Latina. Com capacidade instalada total de 766 MWp, pode gerar energia limpa e renovável suficiente para o consumo residencial de uma cidade com 800 mil habitantes, sendo capaz de evitar a emissão de 134 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano (o equivalente à emissão de 100 mil carros compactos). A Usina contabiliza 1,5 milhão de módulos solares, área total de 5,5 mil hectares e 1.280 ha de área instalada.
Durante a construção da Usina Sol Cerrado, foram gerados cerca de 3 mil empregos, sendo quase 50% de mão de obra local e 16% de mulheres, com zero acidentes (N1 e N2) desde a implantação.
O empreendimento abrange uma linha de transmissão de 15 quilômetros de extensão, com tensão de 230 mil volts, interligando as subestações Coletora Sol do Cerrado e Jaíba, de onde a energia é escoada para o Sistema Interligado Nacional.

Mapa Usina Fotovoltaica Sol do Cerrado
Acompanhe as notícias da Central Fotovoltaica Sol do Cerrado
Aliança participa
de Workshop de
seguran...
No dia 26 de novembro, as equipes da Aliança nas unidades Acauã (RN) e CESI …
Aliança realiza
SIPAT 2025 no CESI e
Cen...
Entre os dias 11 e 14 de novembro, foi realizada, no CESI e na Central …
Ecogranja participa
da Feira Quinta
Cult...
O projeto Ecogranja, da Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável do Gravier, deu um passo importante …
DDS reforça
importância da
saúde mental ...
No dia 26 de setembro, a Aliança conduziu um DDS presencial sobre saúde mental, como …